FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

24 Nov 2020

Viana do Castelo e mais nove cidades manifestaram intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Portugal lançou o convite para as cidades se candidatarem a Capital Europeia da Cultura em 2027, segundo publicação de um aviso em Diário da República que formaliza a abertura do processo.

“O Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) torna público, através do presente aviso, o Convite à Apresentação de Candidaturas e o Regulamento Interno para a eleição, em Portugal, da Capital Europeia da Cultura em 2027”, pode ler-se no documento, assinado pela diretora-geral do GEPAC, Maria Fernanda Soares Heitor.

O GEPAC salienta que as cidades candidatas deverão consultar o ‘site’ www.ecoc2027.mc.gov.pt “para informação mais detalhada sobre o Convite à Apresentação de Candidaturas, o Regulamento Interno e a documentação complementar do processo”.

As candidaturas ficam abertas até ao dia 23 de novembro de 2021.

A verba disponível para a Capital Europeia da Cultura 2027, à qual dez cidades portuguesas já manifestaram intenção de se candidatar, é de 25 de milhões de euros, anunciou em outubro o Ministério da Cultura.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que já manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027, que decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia.

Segundo o Ministério da Cultura, “a escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano”.

A vencedora será anunciada em 2023.

No passado, Portugal recebeu o título de Capital Europeia da Cultura três vezes, pela cidade de Lisboa, em 1994, do Porto, em 2001, e de Guimarães, em 2012.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts