FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

27 Nov 2020

Rui Fernandes apresenta candidatura à Associação de Futebol de Viana do Castelo

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Rui Fernandes, antigo árbitro de futebol de Viana do Castelo, é o cabeça de lista numa candidatura às eleições para os órgãos sociais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Sob o lema “uma associação dinâmica e moderna, a caminho do centenário”, esta candidatura reúne nomes de todo o distrito e assume-se como alternativa aos atuais órgãos sociais. 

Depois de 23 anos a arbitrar jogos distritais e nacionais de futebol, Rui Fernandes dá a cara por um projeto que tem o atual presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, João Mimoso de Morais, como candidato à Mesa da Assembleia-Geral da AFVC, órgão que terá ainda o apoio do melgacense Vítor Cardadeiro. 

O ex-árbitro nacional de Arcos de Valdevez, António Loureiro, está na lista para liderar o Conselho de Arbitragem, o advogado vianense Afonso do Paço para o Conselho de Disciplina, o cerveirense Carlos Bouça para o Conselho Fiscal, o advogado Eduardo Maciel para o Conselho de Justiça e o ex-árbitro vianense Henrique Parente para liderar o Conselho Técnico. 

Na lista estão também os ex- jogadores de futebol vianenses Paulo Gomes e João Loureiro para trabalhar no futebol sénior; o professor limiano João Paulo Pereira, o courense Alberto Pires e a professora monçanense Antónia Branco para o Futebol Formação; Pedro Xavier e Bruno Sousa estão indicados para o Futsal; a ex-treinadora de futsal feminino do Benfica e Sporting, Vera de Bettencourt, o barquense André Gomes e ex-treinador da equipa feminina do Âncora-Praia Stevens Silva vão trabalhar o  Futebol Feminino e Pedro Jaime com José Carlos Amorim estão na lista para a área administrativa e financeira. 

Na apresentação da candidatura, realizada esta sexta-feira no Restaurante Camelo em Santa Marta de Portuzelo,  Viana do Castelo, Rui Fernandes esclareceu que “a lista completa de 59 pessoas será oportunamente divulgada, na certeza de que todos pretendem ajudar no crescimento da Associação de Futebol de Viana”.

O candidato diz estar, “Ciente de que existem várias lacunas a ser corrigidas na AFVC, esta candidatura assume um conjunto ambicioso de objetivos, entre os quais, a descentralização de reuniões mensais com todos os clubes, revisão dos estatutos da AFVC, fazer um estudo aprofundado sobre a necessidade de construção de uma nova sede para a AFVC que conte com a participação ativa dos clubes, criação da AFVC TV, criação do gabinete de apoio aos clubes para apoiar no processo de certificação, criação de uma equipa de representantes da AFVC nos jogos de futebol para fomentar a proximidade aos clubes, criação de vários fóruns desportivos, promover uma gala do futebol distrital, fazer sorteios das competições em anfiteatros no âmbito da festa do futebol (pequena gala, homenagem a referências do futebol distrital), e estabelecer protocolos com diversas entidades para tornar a AFVC MAIS FORTE (FPF, autarquias, ADR’s congéneres e Federação galega, escolas, associações empresariais, bombeiros, GNR, PSP, Inatel, IPDJ…)”.

Pontos apresentados: 

Esta candidatura não esquece que o atual contexto de pandemia está a condicionar tudo e todos. Por isso, após as eleições, é intenção desta lista convocar uma assembleia-geral aberta para que todos juntos possamos decidir o que é melhor para o nosso futebol distrital. Só juntos, seremos mais fortes para enfrentar esta adversidade, nunca esquecendo que só existem adversários dentro das quatro linhas. 

Em 2023, a AFVC comemora o seu centenário, por isso, é nossa intenção apostar, desde já, num programa comemorativo que tenha contributo de todos os clubes que ajudaram a escrever a história que é de todos. Nesse programa, já pensamos em reviver o jogo do centenário, realizar um minicampeonato com o cenário dos anos 20 do seculo passado, promover uma Gala de Futebol AFVC “O Centenário”, fazer homenagem a grandes referências do futebol, encontrar familiares dos fundadores e criar um hino AFVC “OS 100 anos”. 

A Associação de Futebol de Viana do Castelo precisa de reforçar a sua notoriedade e credibilidade na sociedade civil. Precisa que as pessoas olhem para o seu símbolo e lhes reconheçam mérito, respeito e confiança.

Recorde-se, que as eleições na AFVC estavam marcadas para dezembro, mas na quarta-feira passada, o Vice-Presidente da MAG, Rui Purificação, decidiu adiar as eleições para 2021, já depois dos Clubes terem decidido a realização das mesmas, em 2020, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em junho passado.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts