FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

23 Nov 2020

Quinta da Quinhas em Vila Praia de Âncora transformada em Albergue e espaço Cowork

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Vila Praia de Âncora vai acolher um projeto pioneiro no concelho de Caminha. André Verde e Patrícia Labandeiro estão a perseguir um sonho com a recuperação da Quinta da Quinhas, transformando-a num Albergue e espaço Cowork. Trata-se de um investimento privado da ordem dos 300 mil euros, que vai valorizar Vila Praia de Âncora e o Concelho de Caminha e que deverá abrir portas já no segundo trimestre de 2021.

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, esteve na quinta, acompanhado do vice-presidente do Município, para acompanhar as obras que estão a ser realizadas. Sobre a importância deste projeto para o casal, Patrícia Labandeiro sublinhou: “trata-se de um investimento próprio. Fizemos uma mudança de vida. Desfizemo-nos de projetos antigos, para investir totalmente neste projeto. Decidimos que era aqui que queríamos estar a 100%. Estamos completamente dedicados a este projeto. Esta é uma casa agrícola, casa de família dos avós do André. Queremos transformar a Quinta da Quinhas num espaço que seja convidativo, num espaço que seja uma experiência positiva para todos aqueles que nos procurarem”.

Sobre este investimento privado, Miguel Alves, esclareceu: “quando conhecemos o projeto, ficamos muito entusiasmados porque se encaixa na perfeição naquilo que é a política de atractividade do nosso território: chamar gente ao nosso território por aquilo que ele tem no seu ADN e que é esta paisagem, este enquadramento, aquilo que nos beneficia enquanto território sustentável”. 

O presidente da Câmara de Caminha enalteceu a coragem deste casal investir no concelho e na sua valorização nesta altura particularmente difícil: “num momento particularmente difícil, num momento em que a pandemia tomou conta das nossas vidas, há gente, há boas pessoas que continuam a apostar nas famílias, em cada uma das casas, em cada uma das freguesias, nas pessoas que se lançam para o futuro. Esta é uma peça na estratégia municipal de valorizar o nosso território, é com estes privados que vamos trabalhar. Valorizando as hortas pedagógicas, chamando aqui as escolas, as instituições dos mais idoso, quando esta pandemia passar. Aqui, tem potencial para fazermos eventos, para fazermos algumas apresentações de outros projetos, de aqui trazermos outras pessoas noutra dimensão. Por isso, vamos trabalhar juntos. Juntos, vamos superar este momento difícil. É por isso que estou aqui nesta simbiose perfeita entre o investimento público e o investimento privado, que “puxa” pelo concelho de Caminha e que faz com que o Concelho de Caminha operista e se prepare para o futuro e o futuro está já aí. Depois de passarmos a tempestade desta pandemia que tomou conta dos nossos dias”.

O nascimento deste projeto e a transformação da Quinta da Quinhas num Albergue e Espaço Cowork é um sonho que o jovem casal está a realizar. Patrícia Labandeiro explicou: “nós já algum tempo pensávamos de que forma é que poderíamos aproveitar e rentabilizar este espaço, tendo em conta a nossa proximidade ao Caminho de Santiago, ao facto de nós sermos peregrinos e ao facto de estarmos a desejar alguma mudança na nossa vida, com vontade de regressar ao campo, com possibilidade de criar um projeto familiar, mas sobretudo um projeto profissional. Pensamos na possibilidade de criar aqui um albergue orientado não só para peregrinos do Caminho de Santiago, mas para outros visitantes, para famílias, para pessoas que queiram vir aqui conhecer a região e complementar o projeto com um espaço cowork, para receber pessoas que estejam à procura de um espaço de trabalho, mas com um concito diferente: que venham cá para trabalhar, mas também venham para cá para ter uma experiência de qualidade de vida com ligação aqui à terra, às dinâmicas agrícolas, que possam participar nas nossas hortas, que possam cuidar dos nossos animais, que possam usufruir daquilo que o concelho tem para oferecer. Será um alojamento, mas não queremos que seja apenas um sítio para dormir. Queremos que seja um local para ter uma experiência e aproveitar ao máximo o que é a vida rural e as potencialidades da região”. 

Sobre esta realidade, André Verde sublinhou: “a casa estava sem movimento, nós resolvemos recuperá-la para fazer um albergue e um espaço cowork, valorizá-la e também valorizar Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha. Tornamos este sonho realidade. Vãos continuar a tratar estas terras, continuar a fazer história ligada ao mundo rural e à agricultura”.

Patrícia esclareceu ainda: “foi um desafio adaptar toda a dinâmica que nós queríamos ao espaço que já existia. Quisemos preservar todas as áreas”.

A Quinta da Quinhas está a transformar-se num Albergue e num espaço cowork, com hortas pedagógicas e criação de animais e deverá abrir portas já no próximo ano, nos meses de abril ou maio.

O Albergue terá disponibilidade de 28 dormidas, com opção de camaratas de número reduzido. O espaço cowork está a nascer nos antigos estábulos, que estão a ser recuperados, e que permitirá 16 postos de trabalho, sendo 12 em espaço aberto; uma sala multiusos, para ações de formação, apresentações de projetos, etc. 

Este projeto também engloba uma Horta, construída em parceria com a Despertar, uma entidade formadora que trabalha com públicos vulneráveis, com pessoas portadoras de deficiência, que tem como objetivo a abertura e cooperação com a comunidade. “A nossa visão é abrirmo-nos à comunidade e fazermos projetos em parceria com entidades sociais, ligadas à educação e ao ambiente, que possam cá vir e aproveitar os recursos que nós aqui temos”, referiu a Patrícia.

Este investimento para Miguel Alves enquadra-se na estratégia do Município: “este é um investimento que representa bem aquilo que nós queremos para o nosso território; qualificá-lo, fazendo do nosso território um território sustentável, mais capaz de atrair pessoas e, por isso é que fazemos investimento público e privado. A simbiose que aqui alcançamos é a simbiose perfeita. Por um lado, a Câmara Municipal com os recursos que tem vai fazendo a reabilitação urbana, vai investindo na educação, vai investindo em saneamento básico, nas redes de distribuição de água, vai fazendo o que lhe compete fazer no apoio às escolas, às instituições, às juntas de freguesia, ao território dentro dos seus próprios recursos. Mas, também precisámos de privados que tenham a mesma visão estratégica do Município e que invistam na capacidade de atrairmos mais gente e de fixarmos as pessoas que aqui estão. Por isso, este investimento é importantíssimo. Por um lado, recupera um espaço emblemático aqui em Vila praia de Âncora. Cria-se um espaço cowork, um espaço que vai permitir ter mais pessoas a trabalhar ter mais pessoas a trabalhar, criando postos de trabalho. Tem também aqui a presença do Caminho de Santiago”.

Patrícia Labandeiro referiu AINDA que têm projetos futuros, como por exemplo, fazer retiros na Quinta da Quinhas: “queremos um espaço mais amplo, que possa ser uma sala para receber mais pessoas em contexto de retiro, para experiências mais alargadas. Esperamos ter a capacidade e sustentabilidade para fazer esse investimento”.

Joana Carvalho é a arquiteta do projeto e pioneira do na criação de espaços cowork na região de Viana do Castelo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts