FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Nov 2020

Projeto Viana Abraça recebe menção honrosa no European Enterprise Promotion Awards 2020

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto Viana Abraça, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), recebeu uma menção honrosa no European Enterprise Promotion Awards (EEPA) 2020. 

Os EEPA estão divididos em duas fases, a primeira a nível nacional, coordenada pelo IAPMEI – Agência para a competitividade e inovação, I.P., e a segunda a nível europeu, avaliada por um júri. Foi na primeira fase que o projeto Viana Abraça se destacou e recebeu a menção honrosa, na categoria de empreendedorismo responsável e inclusivo. 

A categoria de empreendedorismo responsável e inclusivo diferencia projetos nacionais, regionais ou locais por parte das autoridades ou de parcerias público-privadas que promovam a responsabilidade social nas pequenas e médias empresas e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos de longa duração.

A iniciativa EEPA 2020 visa, assim, distinguir projetos identificadas com boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do contributo da iniciativa para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões. A iniciativa da Comissão Europeia está alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI.

Os prémios foram recentemente entregues numa cerimónia transmitida em streaming com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves.

O projeto Viana Abraça tem como objetivo o desvio de resíduos orgânicos do aterro e a atribuição de benefícios sociais às instituições de solidariedade social do Município.

Por cada euro poupado através do desvio de resíduos orgânicos do aterro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O total do valor arrecadado reverte a favor da atribuição de benefícios sociais, como a aquisição de bens que permitem um melhor funcionamento das instituições de solidariedade social do Município. Desde julho de 2018, o contributo dos vianenses já permitiu a doação de benefícios sociais a quatro instituições do Município.

Recorde-se que os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo apresentam uma nova imagem, que representa a atividade desenvolvida no que toca à Gestão dos Resíduos Urbanos e a Gestão da Atividade de Limpeza Pública. Na nova imagem, a folha azul passou a ser verde para reforçar a orientação ambiental e a recolha de resíduos. 

Os SMVC assumem, assim, a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts