FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Nov 2020

Projeto de nova residência universitária em Viana do Castelo pronto em 2021

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto da nova residência universitária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que terá até 400 camas, vai estar pronto no fim do primeiro semestre de 2021 para ser candidatado a fundos comunitários.

“Estamos a fazer o trabalho de casa para estarmos preparados para avançar se e quando abrirem avisos a financiamentos comunitários. Sozinho, o IPVC não consegue concretizar um projeto desta envergadura”, afirmou hoje à agência Lusa Carlos Rodrigues, presidente do IPVC.

A nova residência universitária do IPVC está prevista para os terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, situada na avenida do Atlântico, junto à Praia Norte, em Viana do Castelo.

O equipamento “com entre 350 e 400 camas” ainda não tem definido o valor do investimento, mas que o presidente do IPVC estimou “em vários milhões de euros”.

“Estamos a fazer um projeto mais abrangente. Não queremos que seja só uma residência. Pretendemos dotá-la de outras valências como refeitório e outras que não temos e que faz todo o sentido instalar no novo equipamento. Estou convencido que os avisos de financiamento virão, ou ainda no âmbito deste quadro comunitário ou no início do próximo”, reforçou.

Atualmente, o IPVC dispõe de duas residências na cidade da Viana do Castelo, e uma Ponte de Lima, onde está localizada a Escola Superior Agrária.

Ao nível do alojamento, “o IPVC é, de acordo com o último relatório do PNAES – Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, o segundo instituto politécnico do país com maior número de camas próprias disponíveis”, um total de 453.

Com a construção da nova residência universitária, o IPVC conseguiria “duplicar” a capacidade de alojamento, uma das “prioridades” da instituição.

Em outubro, o IPVC celebrou cinco protocolos com unidades hoteleiras e com uma pousada de juventude, garantindo 157 camas na região para alojar alunos deslocados.

Aquele alojamento está situado nos concelhos de Viana do Castelo, Melgaço, Vila Nova de Cerveira, Ponte de Lima e Valença.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts