FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

02 Nov 2020

Exercício de sensibilização para risco sísimico realiza-se quinta-feira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, quinta-feira, às 11h05, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A TERRA TREME”. A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros setores da sociedade civil.

A ANEPC tem contado com a parceria do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), na organização do exercício a “A TERRA TREME”.

Embora o Exercício tenha expressão nacional, a ANEPC irá realizar, em articulação com a DGE e a DGEstE, um evento principal na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, o qual, face à situação decorrente da pandemia da COVID´19, irá decorrer num formato mais reduzido, servindo para assinalar a data e promover a sensibilização de todos para a temática do risco sísmico.

Salienta-se que a realização dos três gestos que compõem este Exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à COVID´19.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts