FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 20 Nov 2020

Covid-19: Norte ultrapassa 100 mil testes protocolados e expande testes rápidos

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) revelou que realizou mais de 100 mil testes moleculares à covid-19 em protocolo com a academia e que os testes rápidos vão estender-se a toda a região na próxima semana.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O responsável pelo programa de testes da ARS-Norte, Álvaro Pereira, contou que na quarta-feira “foi ultrapassada a barreira dos 100 mil testes PCR [moleculares] e que a aposta na testagem e despistagem será cada vez mais incrementada” na região, referindo-se à testagem quer nas Áreas dedicadas a Doença Respiratória (ADR) dos centros de saúde, quer para fazer face a surtos em lares ou suspeitas em escolas.

Dos 100.180 testes realizados desde abril, 16.668 revelaram resultado positivo ao novo coronavírus.

Na prática, em causa estão os testes que os utentes de centros de saúde fazem por indicação do seu médico de família quando se deslocam às ADR e apresentam sintomas compatíveis com covid-19.

Feitos “na hora” por profissionais dos centros de saúde e enviados para os laboratórios da academia – faculdades, universidades, institutos e politécnicos que aderiram ao protocolo –, estes testes são gratuitos e o resultado é disponibilizado à ARS-Norte “no máximo em 24 horas”.

Aderiram a este protocolo a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, bem como o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança.

De acordo com Álvaro Pereira, o programa funciona numa lógica de rede e a estratégia permite, ao “encurtar o tempo de recolha/resultado” e ao estarem envolvidos profissionais de saúde de proximidade, evitar fuga ao desejável isolamento da pessoa que aguarda um resultado.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts