FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 18 Nov 2020

Covid-19: Centro de Rastreio Móvel em Caminha com capacidade para realização diária de 200 teste

Um Centro de Rastreio Móvel para a COVID 19 já está a funcionar em Caminha, ocupando parte do espaço do parque de estacionamento do ferryboat. O equipamento está disponível para a realização de testes PCR (Polymerase Chain Reaction), de segunda-feira a sábado e tem uma capacidade para realização diária de 200 testes. 

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A situação do concelho e o crescimento do número de infetados com COVID 19, também no distrito de Viana do Castelo, levou a Câmara Municipal de Caminha a procurar um laboratório, estabelecendo um acordo com a empresa Unilabs Portugal para a instalação de um Centro de Rastreio Móvel (drive thru). Esta é mais uma peça essencial da estratégia do Município no combate à pandemia. 

Conforme referiu o presidente Miguel Alves, a Câmara tem feito o que lhe compete: “é preciso testar, é preciso fazer rastreios e era preciso haver essa capacidade”. Miguel Alves realçou ainda o conforto, a proximidade e a segurança com que este tipo de testagem é realizado, uma vez que as pessoas podem fazer a marcação e depois fazer o teste sem sair do carro e sem contactar com outras pessoas ou locais.    

Em representação da Unilabs, José Lima explicou todo o funcionamento desta forma de testagem, em que o método utilizado para a deteção do vírus é o PCR (Polymerase Chain Reaction), pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus.

A Unilabs Portugal realiza testes em diversos locais do país em coordenação com as autoridades de saúde, de modo a ajudar no rastreio da população a nível nacional.

Os testes são realizados gratuitamente para os utentes que tenham prescrição do médico, mas o Centro de Rastreio Móvel de Caminha para a COVID 19 está aberto a qualquer pessoa. A marcação pode ser feita através de uma linha nacional, pelo 222 401 401, podendo também as pessoas dirigir-se ao local.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts