FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Nov 2020

Covid-19: Arcos de Valdevez exige medidas de apoio após entrada na lista de risco

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse aceitar a inclusão na lista dos municípios de risco elevado, mas exigiu medidas para "resolver os problemas das pessoas, instituições e empresas" afetadas pela pandemia de covid-19.

“As regras estão lançadas. A situação existe. Arcos de Valdevez passou a integrar a lista. Compreendemos e aceitamos. Mas exigimos que se tomem medidas para resolver os problemas das pessoas, das instituições e das empresas”, afirmou à Lusa João Manuel Esteves (PSD).

Na quinta-feira, o Governo atualizou a lista dos concelhos com risco elevado de contágio, que passa de 121 para 191 municípios sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, nomeadamente ao fim de semana, a partir das 13:00.

Arcos de Valdevez foi incluído, junta-se a outros seis municípios do distrito de Viana do Castelo, que já tinha integrados na lista os concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura e Ponte de Lima.

“A decisão vai no sentido de estancar o contágio da doença causada pelo novo coronavírus. Se compreendemos da necessidade das medidas tomadas, por outro consideramos que é absolutamente essencial ativar apoios”, reforçou o autarca.

João Manuel Esteves defendeu a necessidade de serem tomadas medidas para “de forma expedita” responder às necessidades das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), através de apoios à contratação de profissionais quer para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“É necessário reforçar a presença física de médicos nas instituições. É urgente que sejam ativados, o mais rapidamente possível, espaços de retaguarda. Estes espaços têm de existir, porque podem vir a ser necessário, alguns deles já estão a ser necessários”, sustentou.

Já na vertente económica, o autarca social-democrata reclamou “formas expeditas de apoiar o pequeno comércio, a pequena restauração e o alojamento local”.

“Este setor está a ser fortemente afetado. São necessárias medidas, pouco burocráticas, que vão encontro das necessidades destas empresas que fixam muita gente às terras”, especificou.

Reavaliada a cada 15 dias pelo Governo, a lista de concelhos com risco elevado de transmissão do novo coronavírus é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.

A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, vai aumentar na segunda-feira para 191, anunciou na quinta-feira o Governo.

A atualização da lista, atualmente com 121 concelhos, retira sete municípios em que estas medidas de restrição deixam de estar em vigor, a partir das 00:00 de sexta-feira, e inclui 77 novos concelhos a partir das 00:00 da próxima segunda-feira, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts