FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Nov 2020

Candidatura de 1ME para novo centro de saúde em Viana do Castelo avança em 2021

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai formalizar, em 2021, uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de um milhão de euros, para a construção de um novo centro de saúde em Alvarães, na margem esquerda do rio Lima.

“A candidatura do novo centro de saúde de Alvarães, para servir o Vale do Neiva, vai ser formalizada no próximo ano. O investimento será de um milhão de euros”, afirmou o presidente da Câmara, José Maria Costa.

O autarca vianense adiantou que a autarquia irá “ceder o terreno”, na envolvente do cemitério da freguesia, e “apoiar financeiramente o novo equipamento, garantindo a componente nacional para que o projeto avance rapidamente”.

“Temos de aproveitar o próximo quadro comunitário de apoio que começa já em janeiro e o Plano de Recuperação e Resiliência que prevê financiamentos a 100% nas áreas social e da saúde. Temos de fazer o trabalho de casa e preparar os projetos, como é o caso deste”, referiu à margem de uma visita às instalações provisórias da extensão de saúde de Alvarães, que abrirá até final do mês.

José Maria Costa explicou que a construção daquela unidade foi avaliada em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), concluindo-se que a Alvarães “reúne os requisitos técnicos essenciais para ter um centro de saúde”.

“Os centros de saúde existentes estão a trabalhar acima das suas possibilidades. Nas proximidades, o centro de saúde de Barroselas não é suficiente para acudir a todas as situações. O novo equipamento a instalar em Alvarães irá reforçar as respostas no Vale do Neiva”, justificou, adiantando estar em curso “o projeto para a requalificação da envolvente do cemitério”, local onde ficará situada a nova unidade.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts