FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 10 Nov 2020

Candidatura de 1ME para novo centro de saúde em Viana do Castelo avança em 2021

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai formalizar, em 2021, uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de um milhão de euros, para a construção de um novo centro de saúde em Alvarães, na margem esquerda do rio Lima.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

“A candidatura do novo centro de saúde de Alvarães, para servir o Vale do Neiva, vai ser formalizada no próximo ano. O investimento será de um milhão de euros”, afirmou o presidente da Câmara, José Maria Costa.

O autarca vianense adiantou que a autarquia irá “ceder o terreno”, na envolvente do cemitério da freguesia, e “apoiar financeiramente o novo equipamento, garantindo a componente nacional para que o projeto avance rapidamente”.

“Temos de aproveitar o próximo quadro comunitário de apoio que começa já em janeiro e o Plano de Recuperação e Resiliência que prevê financiamentos a 100% nas áreas social e da saúde. Temos de fazer o trabalho de casa e preparar os projetos, como é o caso deste”, referiu à margem de uma visita às instalações provisórias da extensão de saúde de Alvarães, que abrirá até final do mês.

José Maria Costa explicou que a construção daquela unidade foi avaliada em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), concluindo-se que a Alvarães “reúne os requisitos técnicos essenciais para ter um centro de saúde”.

“Os centros de saúde existentes estão a trabalhar acima das suas possibilidades. Nas proximidades, o centro de saúde de Barroselas não é suficiente para acudir a todas as situações. O novo equipamento a instalar em Alvarães irá reforçar as respostas no Vale do Neiva”, justificou, adiantando estar em curso “o projeto para a requalificação da envolvente do cemitério”, local onde ficará situada a nova unidade.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts