FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Nov 2020

Alunos da Escola Secundária de Monserrate desenvolvem “Árvore Solar” que fornece energia para carregar equipamentos eletrónicos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os alunos do Curso Profissional de Mecatrónica, da Escola Secundária de Monserrate (ESM), fabricaram e instalaram uma árvore solar que está pronta a fornecer a carga necessária a 12 portas USB, no âmbito de um projeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP).

O projeto da estrutura foi anunciado ontem, na página oficial de facebook do Agrupamento de Escolas de Monserrate. Na publicação pode ler-se que a ESM é “uma escola com preocupações ambientais e tem em mente reduzir a emissão de dióxido de carbono”.

“Sabias que mais de 3 mil alunos do Agrupamento de Escolas de Monserrate usam equipamentos eletrónicos que são alimentados a electricidade?”, refere o Agrupamento nas redes sociais.

A escola dispõe agora de uma Árvore Solar, que recebe raios de sol e fornece energia para carregar os telemóveis, tablets, powerbanks.

A Árvore consiste em seis painéis solares de 20 watts cada, montados numa estrutura idealizada pelos alunos. O sistema carrega uma bateria e esta fornece a energia necessária para 12 portas USB.

“O sistema está dimensionado de forma a conseguir assegurar energia durante uma semana, mesmo com ausência de radiação solar durante este período de tempo. Na gestão do sistema está integrado um controlador de carga com diversas funções.”, lê-se na nota enviada à Rádio GEICE.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts