FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

30 Set 2020

Singles das Bandas Residentes da Escola do Rock de Paredes de Coura já estão prontos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os singles das três bandas residentes da última edição da Escola do Rock Paredes de Coura estão prontos. Gravados e produzidos no último inverno no estúdio da Escola do Rock, com o produtor Manuel Reis, os singles das bandas Gaspea, The Fekks e Cut Arine estão agora disponíveis nas várias plataformas digitais.

Foi durante a semana de residência da Escola do Rock 2019, que ocorreu mais um programa de bandas residentes: “é um programa de aceleração para as bandas que estão a dar os primeiros passos, no qual a Escola do Rock e a sua equipa procuram apoiá-las em todos os processos necessários de produção, organização, comunicação, promoção e circulação”, explicou Nuno Alves, diretor da Escola do Rock.

Assim, durante essa semana, as três bandas residentes previamente selecionadas em concurso tiveram a oportunidade de ter acesso a uma sala de ensaio exclusiva, alojamento, alimentação, darem concertos, e claro, a possibilidade de gravar e produzir um single com o produtor Manuel Reis, com o apoio e tutoria dos formadores da Escola do Rock.

“The Fekks”, “Gaspea” e “Cut Arine” veem agora os seus singles prontos e já nas plataformas digitais.

The Fekks

The Fekks é um quinteto da Malveira da Serra, com Aran McMahon na voz e guitarra, Francisco Oliveira na guitarra e backing vocals, Chris Edgley no teclado, Francisco Marcelino na bateria e Bernardo Carvalho no baixo. Surgiu em 2008, com influências do rock alternativo, indie e synth folk.

Apresentam agora o single “Mountain of Mine”. Para este single a banda queria experienciar um “processo mais impulsivo, sem pensar demasiado nos detalhes da música”. Ironicamente acabaram por passar vários meses a trabalhar e melhorar os detalhes finais para chegar à versão de “Mountain of Mine”, que agora lançam.

Depois de vários anos em estado intermitente devido ao percurso académico dos seus membros, The Fekks lançaram em 2018 um EP e apresentam-se agora em pleno com o novo single.

Gaspea

Gaspea é um quarteto de Caldas das Taipas, Guimarães, formado há cerca de um ano, no âmbito da escola de música “Palco 21”.

Com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, Rui Gonçalves na voz e na guitarra, Luís Correia na guitarra, Miguel Freitas na bateria e João Madeira no baixo reconhecem influência de bandas como Arctic Monkeys, Foo Fighters, Bush, Red Hot Chili Peppers, The Strokes e Nirvana.

Apresentam agora o single “Ser Quem Sou”, assumindo ter um significado diferente e especial, por ser a sua primeira música em português e por ter sido gravada pela primeira vez em estúdio durante a semana em Paredes de Coura.

Para a banda, o ambiente musical, a envolvência e o facto da experiência ser fora da sua zona de conforto influenciou-os e fez com que evoluíssem. Para além disso, destacam ainda que conviver com músicos excelentes também fez parte do seu processo criativo, fazendo com que aprendessem muito e melhorassem a música constantemente.

“Ser Quem Sou” marca um novo rumo da banda, com novas ideias e muita motivação.

Cut Arine

Cut Arine é uma banda formada por Catarina Pereira, aluna desde a primeira edição da Escola do Rock, na voz e guitarra, Kaku na bateria, Fernando no teclado, Rui na guitarra e Lilo no baixo.

O quinteto assume-se com uma sonoridade pop, com inspiração de rock e soul. Depois de terem participado em várias fases da Escola do Rock, sentem que esta era altura certa de entrar em estúdio e gravar o seu single.

“Why“ é o single de estreia da banda. Apesar de ser da autoria de Catarina Pereira, vocalista e guitarrista da banda, a mesma assume que foram Kaku e Nando quem deram vida ao tema. Mais tarde, Rui e Lilo juntaram-se ao grupo e puseram ainda mais cor na cena. “Why” aborda o amor no seu lado mais negro e louco, e menos no lado fantasioso que estamos habituados ouvir.

A banda formada há um ano consolida agora o seu trabalho com o single “Why”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts