FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

26 Set 2020

Grupo Desportivo Areosense lembra Câmara de Viana das “promessas sem qualquer resultado”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No seguimento das notícias das últimas semanas, relatando a aprovação de projetos com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para novos campos sintéticos no concelho de Viana do Castelo, o Grupo Desportivo Areosense mostrou a sua indignação num extenso comunicado. O Clube da freguesia de Areosa pretende da autarquia vianense as mesmas oportunidades que tem sido dadas a outros, e lembra as "promessas que se foram fazendo sem qualquer resultado".

COMUNICADO GDA:

1- Em 2009, a propósito dos 25 anos do clube, foi anunciado em pleno Campo Ilídio Cunha pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, que o Grupo Desportivo Areosense seria contemplado com um novo Campo de Jogos, que daria resposta às necessidades da comunidade Areosense.

2- Desde então, várias têm sido as tentativas da direção do GDA, no sentido que a mencionada promessa tivesse efeito prático, sem qualquer sucesso. Novas promessas se foram fazendo, sem qualquer resultado distinto.

3- O GD Areosense felicita as outras associações que têm sido contempladas com a construção ou renovação de equipamentos desportivos, uma vez que a qualidade das infraestruturas só beneficia o Desporto de Viana do Castelo. A luta do GDA é no sentido de conseguir melhorar as suas condições, e não que os outros não o consigam fazer.

4- Dito isto, e em nome do princípio da igualdade, aquilo que requer à Câmara Municipal de Viana do Castelo, é que a nossa Associação possua as mesmas oportunidades para desenvolver o seu trabalho. Relembramos que foi atribuído o título honorífico de “Instituição de Mérito” ao Grupo Desportivo Areosense, no dia 4 de janeiro de 2020, reconhecendo-se a importância do trabalho social e desportivo desenvolvido por esta Associação, na freguesia de Areosa e no Concelho de Viana do Castelo em geral.

5- O Grupo Desportivo Areosense é a única associação desportiva ativa na freguesia de Areosa, desempenhando um papel fundamental na transmissão de valores como a Responsabilidade, Espírito de equipa, Disciplina, Tolerância, Respeito e Solidariedade aos jovens da comunidade. Para além disto, está em causa a saúde mental e física, para as quais a prática desportiva contribui decisivamente. Não está só em causa uma Associação, mas toda uma freguesia de Areosa, que não tem qualquer pavilhão para a prática desportiva nem qualquer Equipamento Desportivo que permita a prática de uma modalidade em contexto competitivo Nacional.

6- Entendemos que a sociedade tem muitas prioridades, e os desafios económicos que os portugueses têm vivido são complexos, mas anteriormente à pandemia foram feitos investimentos avultados no Desporto e após a pandemia já foram aprovados novos investimentos avultados, pelo que a justificação económica não pode ter apenas cabimento para uma Associação Desportiva em exclusivo no Concelho de Viana.

7- Quem nasce na freguesia de Areosa tem o mesmo direito a praticar desporto, a sonhar em ser jogador de futebol, a demonstrar orgulho de representar o clube da sua terra, do que qualquer outra criança do concelho de Viana do Castelo. Não faz sentido que seja a instituição que representa os cidadãos Vianenses a impedir que isto suceda, ao não lhes facultar as mesmas oportunidades.

8- Nos últimos 2 anos, com a entrada de uma nova direção, foram realizadas novas tentativas junto da Câmara Municipal, tendo havido lugar a várias reuniões, sempre com o apoio da Junta de Freguesia de Areosa. As promessas foram renovadas, os feitos não.

9- Era uma prioridade aquando do início do 1º mandato e continuará a ser no futuro. A construção de um novo campo ou a requalificação do atual é fundamental para a sobrevivência do clube e não desistiremos enquanto o mesmo não for uma realidade. É cada vez mais difícil manter o clube em atividade, mas as dificuldades não serão suficientes para nos demover.

10- Confiamos plenamente nos excelentes membros técnicos que fazem parte da estrutura do clube, e que pela sua dedicação e competência têm vindo a anular as maiores dificuldades que se deparam no exercício das suas funções. O GD Areosense é e será um espaço de referência para o crescimento e desenvolvimento para qualquer criança ou adolescente.

11- Perante o que aqui foi mencionado, apela ao Sr. Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, e ao Sr. Vereador do Desporto, Vítor Lemos, que revejam o seu posicionamento em relação a esta matéria e que sejam iniciados os procedimentos de forma o mais célere possível, para que uma promessa que acreditamos ter sido feita de boa fé, se concretize numa mais valia para o Município de Viana e para a Freguesa de Areosa. Já não será em 2010, nem 2015, nem 2019, mas que seja em 2020-2021 que o projeto avance definitivamente.

12- A direção promete aos sócios e simpatizantes do GD Areosense, contando sempre com seu fundamental apoio, que continuará a trabalhar no sentido de dotar o clube das melhores condições possíveis, procurando que nada falte aos seus atletas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts