FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Set 2020

Concluída rotunda que liga zona industrial a porto de mar de Viana do Castelo

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Viana do Castelo informou hoje estar concluída a rotunda que assegura a ligação entre a zona industrial de Neiva, em São Romão de Neiva, e o porto de mar da cidade, em Darque.

Em comunicado, a autarquia adiantou que “a nova rotunda surge na confluência da Estrada Nacional (EN) 13-3 com o acesso ao centro da freguesia de Chafé e de Amorosa Velha”.

A rotunda “em betuminoso, com passeio, terá arranjo urbanístico ao centro”.

A última fase dos novos acessos rodoviários ao porto de Mar, um investimento global de nove milhões de euros, está suspensa até dia 30.

Em causa está a construção de uma outra rotunda de acesso ao porto de mar, na avenida do Cabedelo, na freguesia de Darque, que deveria ter sido iniciada no dia 14, mas foi embargada por moradores que contestam o abate de 30 das 170 árvores (plátanos) existentes naquela artéria.

Os moradores daquele lugar da freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, acionaram um embargo extrajudicial para travar os trabalhos, suspensos desde então.

A contestação motivou uma reunião extraordinária do executivo municipal, a pedido da oposição (PSD E CDU) à maioria socialista na autarquia.

No final da sessão camarária, o presidente da Câmara, José Maria Costa, anunciou a suspensão daquela construção, até 30 de setembro, para avaliar com a associação de moradores do Cabedelo o abate das árvores.

“Assumi um compromisso com a associação de moradores do Cabedelo. As obras estão suspensas até 30 setembro. Há um acordo de princípio com a associação para não mover a providência até haver a auscultação aos sócios das propostas que já foram sujeitas a uma análise conjunta”, afirmou, na altura, o autarca socialista.

A construção dos novos acessos ao porto de mar da capital do Alto Minho foi iniciada em fevereiro de 2019. Trata-se de uma rodovia com 8,8 quilómetros que ligará o porto comercial ao nó da Autoestrada 28 (A28) em São Romão de Neiva, permitindo retirar os veículos pesados do interior de vias urbanas.

Os novos acessos, reivindicados há mais de quatro décadas, terão duas faixas de rodagem de 3,5 metros de largura.

A obra é financiada pela Câmara de Viana do Castelo e pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts