FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

26 Set 2020

Clubes da 1ª distrital de Viana aprovam proposta do Neves que não quer ganhar jogos na secretaria

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma nova realidade, novas regras. Com a pandemia da Covid-19 a Associação de Futebol de Viana do Castelo mudou o funcionamento do Campeonato Distrital da 1 ª Divisão. As normas da época 2020/2021 foram "impostas" pela direção da associação que tutela o futebol no Alto Minho e apresentadas aos clubes no dia do sorteio.

Antes do sorteio do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AFVC se realizar, e depois de se saber que os clubes que não comparecessem aos jogos por causa de casos de covid-19 nos seus planteis, perderiam os jogos, o Neves FC apresentou uma proposta que foi prontamente aprovada por todos os emblemas. Nenhum clube vai perder um jogo se não o poder disputar devido à doença.

“O Neves sempre quis que o campeonato se realiza-se, mas em condições máximas de segurança. Queremos que seja um campeonato sem casos de covid nos clubes e por isso apresentamos uma proposta que foi aceite por todos. Propusemos que não haja vitórias na secretaria. O Neves propôs que caso um clube tenha jogadores infetados, que o número de jogadores seja demasiado elevado e que comprometa a competitividade dessa equipa, esse jogo deve ser adiado e esperar por outra oportunidade para se realizar. Nós queremos a verdade no futebol e não nos parece correto ganhar por falta de comparência das equipas quando é por doença. Ainda bem que todos os clubes estiveram de acordo com esta proposta do Neves”, congratulou-se.

O campeonato principal da AFVC vai ter 18 equipas, que foram divididas em duas séries. A distribuição dos clubes foi feita a partir das classificações da temporada anterior e no final da competição os três primeiros clubes de cada série vão lutar pela subida para decidir o campeão da competição.

Dos 18 clubes inscritos na prova, apenas o Neves se mostrou satisfeito com a disputa do campeonato em séries. O clube presidido por António Amaral já tinha proposto, em conjunto com o treinador Rogério Amorim, um modelo semelhante.

“A distribuição de séries não é novidade para nós. O Neves apresentou na devida altura, fruto destes momentos extraordinários que vivemos, desta doença que infelizmente não nos larga, que a divisão do campeonato em séries permitiria menos jogos, a mesma competitividade e evita muitas deslocações dos clubes para vários sítios. Somos coerentes e estamos de acordo com a forma como o campeonato se vai disputar. Não podíamos ser incoerentes. Este modelo vai de encontro à proposta do Neves apresentada em junho e estamos cá para disputar o campeonato e fazer o melhor que podermos”, explicou à Rádio Geice António Amaral.

Os primeiros jogos do Campeonato Distrital da 1 ª Divisão da AFVC vão decorrer no próximo dia 4 de outubro e a primeira jornada está alinhada da seguinte forma:

SÉRIE A:
Lanheses – Campos
Monção – Castelense
Neves – Valenciano
Melgacense – P. Barca
Folga: Courense.

SÉRIE B:
Cardielense – Tavora
Correlhã – V. Piães
Ancorense – Âncora Praia
At. Arcos – Limianos
Folga: Barroselas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts