FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

05 Ago 2020

Câmara de Viana saúda Manuela Machado pelos 25 anos da medalha de ouro na maratona nos Campeonatos do Mundo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo saúda a atleta Manuela Machado pelos 25 anos da medalha de ouro na prova feminina da maratona nos Campeonatos do Mundo, conquistada em Gotemburgo, na Suécia.

Em 05 de agosto de 1995, a atleta da freguesia de Cardielos que conta atualmente com 56 anos venceu a prova feminina da maratona sagrando-se campeã mundial pela única vez na sua carreira.

Manuela Machado, que vinha de conquistar o ouro nos Campeonatos da Europa no ano anterior (Helsínquia) e a prata nos Mundiais de 1993 (Estugarda), entrou na prova com grande confiança na conquista do título de campeã do mundo.

Fundista portuguesa nascida em 9 de agosto de 1963, destacou-se internacionalmente na prova da maratona. Iniciou a sua carreira aos 18 anos e as suas participações em Campeonatos do Mundo de Atletismo saldam-se por um sétimo lugar em 1991, a medalha de prata em 1993, a medalha de ouro em 1995 e de novo, a medalha de prata em 1997, após um período de preparação particularmente difícil. Sagrou-se bicampeã europeia na Maratona, em 1998, no Campeonato Europeu de Budapeste.

Manuela Machado, para além de ter sido campeã do mundo, foi duas vezes vice-campeã e, em outras duas, campeã da Europa. Manuela Machado participou 13 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato, nos quais se sagrou, sempre, campeã da Europa por equipas. Participou, também, 13 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, onde, mais uma vez, foi campeã da Europa.

Atualmente, é o rosto do Projeto “Atletismo nas Escolas” desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo junto das Escolas do 1º Ciclo, que assim pretende fomentar a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população e ciente que os estilos de vida saudáveis devem ser promovidos desde a infância. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para a prática regular de desporto através do exemplo de sucesso da atleta vianense, uma das melhores atletas da maratona portuguesa, Manuela Machado.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts