FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

15 Jul 2020

“Laura” é a nova música de PHOLE

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto PHOLE lança nova música. "Laura" é um tema que aborda a viagem deste tocador pelas suas memórias e a vontade de trazer a concertina ao "presente". Um projecto de Viana do Castelo que conta com um percurso de trabalho onde se destacam vários concertos realizados na sua cidade, mas também com destaque nos concertos realizados em 2019 na Festa de Outono de Serralves e no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta música foi o último tema construído ainda nesta situação de confinamento.

Em comunicado enviado à Rádio GEICE, João Gigante, autor do projeto PHOLE explica que “esta foi uma das mulheres que mudou a minha vida. Enquanto criança sentava-me todos os dias aos pés da sua cama: foi nesta troca de emoções que descobri que a tradição nunca foi nem será algo estanque, que o mundo que soma olhares “etnográficos” é uma mutação constante”.

“Essa não era assim que se tocava…” Fico com estas memórias guardadas no meu bolso de peito, no seu fundo, para que dele nunca saiam. Este novo tema, que viaja através de objectos traduzidos em memórias, busca a simplicidade que um “gesto” pode trazer ao nosso mais perdido pensamento, algo que no seu toque não se traduz apenas em algo material. Um pedaço de linha, de papel… o cheiro guardado pelo tempo, disperso em cada memória aqui “cravada”, levaram a assumir hoje esta música como uma poética homenagem à força do avanço, num mundo onde cada dia é mais uma possível “pedra no sapato” e onde já foi mais difícil “poder andar descalço”.

Uma concertina que viaja pela memória presente da minha avó, mulher que deixou uma soma de palavras que fazem hoje de charneira entre o abrir e o fechar deste fole, na procura da verdadeira reação/acção de um pensamento livre.”

João Gigante, “tocador” do projecto PHOLE, nasce em Viana do Castelo em 1986. Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto e com Mestrado em Comunicação Audiovisual (Fotografia) na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, começa desde muito novo a interessar-se pelas pessoas e pelas vivências do seu lugar de origem, Perre (Viana do Castelo), tornando estes conceitos parte do seu trabalho e do seu percurso artístico. Um tocador que quer viajar da eira para um outro espaço, das suas memórias para um presente em construção. O projecto PHOLE é uma pesquisa sobre o acordeão, neste caso em particular o acordeão diatónico, chamado de concertina. Na sua pesquisa existe uma ligação permanente, que advém também da sua pesquisa visual e que tem que ver com o encontro com a memória, com o seu passado e as “narrativas” do lugar onde pertence. Uma ligação permanente e construtiva sobre quem habita o seu quotidiano ou já habitou.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts