FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Mai 2020

Viana do Castelo aprova novas medidas de prevenção e mitigação socioeconómica

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um conjunto de Novas Medidas para Prevenção e Mitigação Socioeconómica no âmbito da pandemia por COVID-19. Assim, foi aprovado o Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, Recreativo e Cultural e novas Medidas de Âmbito Económico, para reativar e dinamizar o comércio e os serviços.

O Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, Recreativo e Cultural foi lançado tendo em conta as restrições à prática de muitas atividades desportivas, culturais e recreativas. O Município de Viana do Castelo lançou, assim, um programa de apoio financeiro excecional às associações do concelho. 

No que toca a Medidas de Âmbito Económico, em estreita cooperação e articulação com os movimentos representativos, destacando a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), a Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo (CAVCC), foram lançadas diversas iniciativas. 

O Comércio Digital resulta de um protocolo com a AEVC para o desenvolvimento e disponibilização de Plataforma Digital (solução centralizada de eCommerce), o “Viana Market”, que já conta com mais de uma centena de comerciantes inscritos.

Foi lançado o selo de segurança “Comércio Seguro”, que garante a disponibilização de 5 mil máscaras cirúrgicas que fazem parte de um kit a ser distribuído junto de todos os agentes do comércio tradicional e local do concelho.

Para os Produtores Agrícolas – Venda no Terrado, a partir de 12 de maio, é proposto um novo modelo de funcionamento dos feirões no Terrado Municipal, que passa a funcionar 3 vezes por semana, garantindo-se ainda a isenção de taxas de ocupação até final de maio.

Foi igualmente aprovada uma Compensação aos Operadores de Transportes Essenciais – dl n.º 14-C/2020, de 07 de abril – Covid-19, concedendo uma compensação aos Operadores de Transportes Públicos/Coletivos de Passageiros (Urbanos/Outros) que garantiram os serviços mínimos estabelecidos com o Município.

Vai ser lançado, na segunda quinzena de maio, o programa “Viana à Esplanada”, que visa a promoção de novos espaços de esplanada, sem taxas para os comércios e restaurantes, para proporcionar as normas de segurança e de distanciamento social.

Foto: Arquivo/GEICE FM

Últimas Noticias

Últimos Podcasts