FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Abr 2020

Covid-19: Vila Nova de Cerveira destaca “Pequenos gestos que fazem a diferença”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Desde que se começou a falar da pandemia COVID-19 em Portugal, e após as medidas implementadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com vista à contenção, são vários os Cerveirenses que, numa atitude altruísta, têm ocupado o seu isolamento a reinventar-se no apoio à comunidade. Desde a confeção de máscaras, fatos e viseiras, à entrega de material de higienização, são várias as práticas de entreajuda que emitem sinais de esperança.

Um grupo de voluntárias do concelho tem-se dedicado, por estes dias, à costura de batas e capas para disponibilizar a profissionais de saúde das IPSS`s, do Centro de Saúde, do Hospital de Viana do Castelo e a outras valências hospitalares. Também o Lar Maria Luísa criou uma ‘mini-fábrica’ para produzir máscaras, uma iniciativa que, além de manter os utentes distraídos, contribui para abastecer a entidade deste material tão escasso por esta altura.

Ainda na criação de material de proteção individual, há outros grupos de pessoas a enveredar pela produção de viseiras com recurso à impressão 3D e que estão a ser entregues a IPSS’s do concelho, Bombeiros Voluntários, Proteção e Civil e comerciantes.

Não esquecer as medidas de proximidade que algumas Juntas de Freguesia do concelho estão a desenvolver junto dos seus conterrâneos, nomeadamente com a oferta de kits com material de higienização (gel desinfetante, luvas e máscaras), ou no apoio à compra de medicamentos e de bens de primeira necessidade, sobretudo às populações mais vulneráveis como o são os seniores.

Num verdadeiro e oportuno exemplo de responsabilidade social, as empresas instaladas na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira propuseram-se por iniciativa própria ou após contacto efetuado pelo executivo ceder material de higienização excedente, de modo a ser gerido pela autarquia conforme as necessidades e ocorrências. A onda de solidariedade empresarial abrange a disponibilização de máscaras e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), permitindo criar um stock que dá algum conforto para enfrentar situações de maior emergência.

Para todas estas boas práticas de voluntariado, o Município de Vila Nova de Cerveira, assim como algumas coletividades e empresas do concelho, tem contribuído com a aquisição e entrega da matéria-prima.

A todos estes munícipes e outros que gostam de permanecer no anonimato, o Município de Vila Nova de Cerveira deixa um manifesto muito obrigado!

Realmente, pequenos gestos primam pela diferença e boa-vontade!

Últimas Noticias

Últimos Podcasts