FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Abr 2020

Covid-19: Duas funcionárias e três utentes infetados no Lar de Santiago em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Lar de Santiago, pertencente à Santa Misericórdia de Viana do Castelo, regista cinco casos confirmados de Covid-19. "Os testes realizados a todos os utentes e funcionários, confirmaram positivo em três utentes e duas funcionárias", informou hoje ao final do dia, Luísa Vaz, provedora da misericórdia de Viana a Rádio Geice.

Segundo a provedora, “dos testes já realizados a todos os 51 utentes e 6 funcionários, cinco deram positivo, aguarda-se o resultado de 17, sendo que os restantes foram negativos.

Tendo a situação “controlada”, Luísa Vaz aponta a falta de pessoal e de equipamento de proteção individual como uma das maiores preocupações.

“Precisamos de recursos humanos com urgência e de material que os proteja. Neste momento o Lar de Santiago têm apenas 5 funcionárias e 1 enfermeiro, que não vai a casa há uma semana. A cozinha está fechada e tivemos que articular com a Câmara Municipal as refeições dos nossos idosos. Agradecemos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana que muito tem apoiado a Santa Casa. Somos responsáveis o suficiente para reconhecer que precisamos de ajuda”, apelou a provedora da Misericordiosa de Viana.

Sem alternativas, Luísa Vaz acrescentou que “foram convocadas 4 funcionarias da creche para ajudar no Lar de Santiago já a partir de segunda-feira”.

A provedora da Misericórdia de Viana fez questão de acrescentar que “os nossos funcionários são uns verdadeiros heróis. Não tenho palavras para agradecer o que eles tem feito. Neste momento crítico a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo quer agradecer aos nossos colaboradores que, com heroicidade, se dedicam às suas funções num contexto tão difícil .Para todos uma palavra de grande apreço. Agradecemos também a todas as pessoas e instituições que, com verdadeiro espírito de solidariedade, têm apoiado a Santa Casa”.

Até à data, o Lar de Santiago, que pertencente à Santa Misericórdia de Viana do Castelo, registou um óbito por covid-19, confirmado na quinta-feira passada.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts