FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

19 Abr 2020

Covid-19: Avião fretado chega a Lisboa com 65 ventiladores e equipamento médico

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Sessenta e cinco ventiladores comprados pelo Governo português a uma empresa chinesa chegaram hoje a Lisboa, num avião fretado, junto com outro equipamento médico, incluindo máscaras de proteção respiratória, para tratamento da epidemia, anunciou a embaixada portuguesa.

A entrega dos ventiladores estava prevista realizar-se na semana passada, mas devido à “forte competição entre Estados pelo acesso a equipamento” e “interrupções nas cadeias de fornecimento”, incluindo no acesso a componentes, numa altura em que vários países se encontram em estado e emergência, a produção atrasou-se, explicou a mesma fonte.

A forte procura por ventiladores criou disfunções no mercado, numa altura em que a crise de saúde pública, que começou em Wuhan, no centro da China, se alastrou à Europa, Estados Unidos e outras regiões do planeta, resultando numa escassez global.

“Todas as diligências junto de diversas entidades têm sido feitas no sentido de garantir, neste quadro adverso, a entrega dos equipamentos dentro da janela temporal adequada às necessidades médicas do nosso país”, ressalvou a embaixada.

Há uma semana, a ministra da Saúde portuguesa disse que a entrega de 508 ventiladores encomendados à China estava atrasada.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts