FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Mar 2020

Covid-19: Teatro do Noroeste celebra dia Mundial do Teatro em casa

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Pelo segundo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assina a tradução para Língua Portuguesa da Mensagem do Dia Mundial do Teatro da UNESCO.

Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a mensagem de 2020 é da autoria do encenador e dramaturgo paquistanês Shahid Nadeem e incide sobre o caráter espiritual do teatro, sublinhando a forma como esta arte pode aproximar os seres humanos.

O encenador e diretor artístico da companhia vianense, Ricardo Simões, fez a tradução das várias versões da mensagem, assim como da nota biográfica do autor. Em 2019, Tiago Fernandes, ator do Elenco Residente da companhia, fez também a tradução desta mensagem que, no dia 27 de março, é tradicionalmente lida em salas de teatro de todo o Mundo.

Apesar do atual contexto global, a Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, de Viana do Castelo, vai difundir um extenso programa do Dia Mundial do Teatro através das redes sociais. Durante o dia, e integrado na iniciativa “O Teatro do Noroeste Em Sua Casa” que, desde 16 de março e até 9 de abril, está a transmitir o vídeo de uma peça de teatro por dia, o Teatro do Noroeste – CDV vai publicar vídeos com a leitura da Mensagem realizados por atores da companhia que se encontram em teletrabalho.

A programação para o dia 27 de março inclui ainda a transmissão de três criações: Salta Para o Saco (2006), com encenação de Elisabete Pinto; Perdição (2017) com encenação de Fernando Gomes e A Estalajadeira (2018), com encenação de Ricardo Simões.

A iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa tem tido grande repercussão social e, atendendo aos pedidos de muitos espetadores, o Teatro do Noroeste – CDV disponibilizou todos os espetáculos já transmitidos no canal do YouTube da companhia até, pelo menos, 9 de abril.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts