FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Mar 2020

Covid-19: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe centro de rastreio móvel

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai acolher um centro de rasteio móvel à Covid-19 Trata-se de um centro de rastreio “Drive True” que irá entrar em funcionamento já esta segunda-feira, 30 de março. A estrutura já se encontra a ser montada e servirá como um lugar para despiste rápido do Covid 19.

Este despiste rápido da doença só poderá ser feito através da prescrição efetuada por um médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde. São estas as entidades que vão analisar, numa primeira instância a sintomatologia característica do Covid 19 (febre, tosse, dores musculares, dificuldades respiratórias, vómitos, diarreia, perda de olfato e paladar).

Após esta primeira triagem o laboratório será informado pelo médico do caso suspeito, sendo marcada uma hora para que que o doente, após receber SMS, se dirija ao centro Drive Thru.

O doente só poderá deslocar-se até ao posto móvel de rastreio de acordo com a orientações do laboratório.

Nestes centros de modelo ‘Drive Thru’, os pacientes referenciados deslocam-se dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita. Ao serem referenciados por um médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde a marcação prévia irá diminuir a concentração de veículos no local evitando congestionamentos.

O objetivo deste centro é o de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores ao hospital central de Viana do Castelo e aumentar o número de exames efetuados ao Covid 19.

Este Centro de Rastreio Móvel ao Covid 19 irá funcionar no Parque da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo todos os dias entre às 9.00 e as 17.00.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts