FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Mar 2020

Covid-19: “A alimentação saudável não está de quarentena!”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Serviço de Nutrição e Alimentação da ULSAM, EPE lembra que "a alimentação saudável não está de quarentena" e lembra "que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e melhor desempenho profissional". Nesse sentido, "é muito importante manter uma alimentação saudável, segundo os princípios da Roda dos Alimentos Portuguesa".

O Serviço de Nutrição e Alimentação do hospital de Viana explica que “em situação de crise, deve ser assegurada uma ingestão adequada de alimentos protetores, ricos em vitaminas, minerais como legumes e hortofrutícolas (sob a forma de saladas ou sopas) frutas frescas, e alimentos energéticos como cereais e derivados pouco refinados (privilegiando sempre os integrais), fruta desidratadas e/ou oleaginosas (nozes, amendoins, cajus, amêndoas, …), lacticínios (leite, iogurte, queijo,…)”.

Deve também garantir-se uma boa hidratação, através “da ingestão de água, chá e infusões não açucaradas.
A ingestão de alimentos com elevado teor de açúcares simples, gorduras saturadas e sal (alimentos processados), ainda que apetecível, deve ser evitada”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts