FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

12 Mar 2020

Concurso público de quase 335 mil euros para ampliação do cemitério de Darque

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje a abertura do procedimento concursal, no valor de 334.670 euros, para a ampliação do cemitério da vila de Darque, numa empreitada com duração estimada de 180 dias.

Na freguesia, estão já a decorrer as obras e Reabilitação do Bairro Social de Darque, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), empreitada de 1,148 milhões de euros. A Câmara Municipal está a executar a requalificação do espaço público envolvente do Bairro Social do IHRU em Darque, obra orçada em 279 mil euros.

Está também em fase de execução na freguesia de Darque a Requalificação da Quinta da Bouça, tendo a empreitada um valor estimado de 2,398 milhões de euros para reabilitação do espaço público.

Na mesma freguesia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu recentemente a empreitada de remodelação da envolvente do Cemitério de Darque, que implicou a quase duplicação da área do cemitério da freguesia e a execução de um novo arruamento com estacionamento para cerca de 200 viaturas. A obra, de 860 mil euros, permitiu o aumento disponível de área do cemitério, o alargamento do arruamento ali existente e a criação de lugares de estacionamento para apoio o cemitério e o pavilhão desportivo ali existente.

Em 2018, ficou concluída a empreitada do centro histórico de Darque, naquela que foi a maior intervenção de sempre na freguesia. Parte das intervenções foram realizadas ao abrigo do programa PEDU – Reabilitação Urbana de Viana do Castelo, que prevê um investimento global no concelho de 18,4 milhões de euros até 2020, e outras foram financiadas pelo orçamento municipal.

No centro histórico da freguesia, a obra incluiu intervenções nas ruas Manuel Espregueira, Sacadura Cabral, Carteado Mena e Poço. Assim, foram investidos quase 1 milhão de euros para melhorar a rede viária através da substituição de pavimentos, valorizando a circulação pedonal em toda a área que limita o rio à igreja de Darque. A intervenção incluiu igualmente a infraestruturação na rede de água, saneamento e águas pluviais.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts