FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Mar 2020

Ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Viana do Castelo arranca em abril

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A empreitada de ampliação da rede de drenagem de águas residuais da margem sul do concelho de Viana do Castelo, que engloba as freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas e Castelo do Neiva, já obteve o visto do Tribunal de Contas, pelo que deverá arrancar durante o mês de abril.

A obra, orçada em 615.713,00€ acrescidos de IVA, integra as intervenções previstas para a rede de águas residuais candidatada a fundos comunitários do programa POSEUR, no âmbito da constituição da empresa pública Águas do Alto Minho.

De lembrar que estão também a aguardar visto do Tribunal de Contas um conjunto de outras empreitadas, no valor global de 6 milhões de euros. A Águas do Alto Minho tem no concelho um programa de intervenções fortíssimo, no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.

Recorde-se que, no mês de janeiro, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um investimento de 2,693 milhões de euros para garantir obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em oito freguesias do concelho. As intervenções, que acontecem no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, vão decorrer nas freguesias de Cardielos, Serreleis, Torre e Vila Mou, na margem direita do rio Lima, e Mujães, Barroselas, Vila de Punhe, e Castelo de Neiva, na margem sul.

A Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Direita (Freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou) implica, no Lote 1 – Freguesias de Cardielos e Serreleis, um investimento superior a 1,361 milhões de euros. Já o Lote 2 – Freguesias de Torre e Vila Mou, representa uma empreitada superior a 717 mil euros.

A obra de Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais Margem Sul (Freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas/Mujães e Castelo de Neiva) integra, no Lote 1 – Freguesias de Mujães, Vila de Punhe e Barroselas/Mujães (EN 308) um investimento de 400 mil euros, enquanto o Lote 2 – Freguesia de Castelo de Neiva representa uma empreitada de 215 mil euros.
A Águas do Alto Minho é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts