FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Fev 2020

Especialistas de 10 países conheceram projetos desenvolvidos em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na qualidade de Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), apresentou os diversos projetos de promoção de ensino desenvolvidos pelo Município e pela CIM, num encontro de especialistas de ensino oriundos de 10 países.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolheu um encontro do projeto internacional “LLL for All”, tendo o edil vianense sido orador no painel dedicado a debater “O papel das autoridades locais na organização da rede e promoção do sucesso escolar”.
José Maria Costa referiu que, neste ano letivo, a Câmara Municipal atinge milhares de alunos nos quatro projetos educativos de Desporto. A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver 320 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já a Natação, promovida junto dos estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.529 alunos de 80 turmas de um total de 36 escolas. A Náutica nas Escolas, que abrange o 2º e 3º ciclo, chega a 1.909 estudantes de 99 turmas de 9 escolas do concelho, permitindo aos jovens ter contato com vela, surf, remo e canoagem. Já o projeto Atletismo nas Escolas chega a 1.116 estudantes.

Nos projetos de Educação estão ainda envolvidos milhares de estudantes vianenses. Assim, na Iniciação à Música, a oferta é suportada na íntegra pelo Município e abrange todas as crianças do pré-escolar, atingindo 900 alunos. O projeto Música 1º CEB é dinamizado no Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, visto este não ser abrangido pelo projeto “School4All” (agrupamento TEIP) e envolve cerca de 700 alunos.

Na sessão, foi também apresentado o projeto “School 4 All”, desenvolvido por dez municípios através da CIM Alto Minho, em parceria com os agrupamentos escolares, envolvendo equipas multidisciplinares que dão apoio e criam estratégias educativas que têm obtido excelentes resultados. O projeto abrange milhares de alunos em três ações/medidas: Ação 1 Equipa Multidisciplinar, constituída por 2 psicólogos, 1 terapeuta da fala e 1 assistente social; Ação 2 Expressão Musical no 1º CEB, que abrange todos os alunos do 1º ao 4º ano, num total de 1.700 estudantes; Ação 3 Ciência em rede, destinada a alunos do 4º, 5º e 8º ano de escolaridade, com o objetivo de contextualizar os conteúdos programáticos e curriculares com o património natural do concelho, a fauna e flora numa relação de proximidade e de envolvimento da comunidade escolar, chegando a 500 alunos.

O projeto europeu LLL for All, coordenado por uma escola holandesa (MBO RAAD), acontece no quadro do diálogo social europeu no setor da educação. O projeto foca-se na aprendizagem ao longo da vida e conta com a participação da Education Federation of Education Employers (EFEE), organização europeia das entidades empregadoras no setor da educação, e do European Trade Union Committee for Education (ETUCE), organização sindical europeia da educação da Confederação Europeia de Sindicatos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts