FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Fev 2020

Alunos das escolas de Viana do Castelo “Alistaram-se por um dia” na vida militar

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cerca de 20 Fuzileiros da Marinha Portuguesa estiveram na zona ribeirinha de Viana do Castelo a proporcionar a 300 alunos de escolas do concelho um dia diferente. A capital do Alto Minho acolheu as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas, que também serviu para fazer baptismos de mar aos alunos que participaram.

A ação, que se realizou pela primeira vez no continente, depois das edições feitas na Madeira e nos Açores, abrangeu, desta vez, alunos do 4.º e do 9.º ano oriundos de agrupamentos de escolas de Viana do Castelo, que durante o dia tiveram contacto com elementos do Exército, Força Aérea e Marinha.

A manhã foi dedicada ao programa “Alista-te por um dia”, acolhida pela Escola dos Serviços do Exército na Póvoa de Varzim, onde crianças, de oito e nove anos, tiveram contacto com material militar não bélico, perceberam a logística das operações, participaram simulações virtuais, fizeram pequenos passeios numa viatura militar Pandur e até provaram algumas iguarias confecionadas nesta escola do Exército.

As atividades prolongaram-se pela tarde, já em Viana do Castelo, com os jovens a experimentaram alguns meios navais disponibilizados pela Marinha e participado num debate com o tema “Cidadania e Forças Armadas”, destinado a alunos do 9.º ano de escolaridade, com palestras ministradas por oficiais dos três ramos das Forças Armadas, que focaram as missões no contexto nacional e internacional e também no exercício da cidadania.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu que as autarquias têm a obrigação de promover a interação entre as instituições militares e a sociedade, considerando que “é fundamental” que as “crianças saibam, desde cedo, a importância das Forças Armadas” na sociedade e a “ajuda que dão em tantos problemas, nomeadamente na prevenção dos incêndios florestais”.

Este programa, que tem como objetivo a promoção da imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade. Participaram na iniciativa, alunos dos agrupamentos de escolas Pintor José de Brito, Monserrate e Abelheira.

As atividades foram acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Cunha Costa, entre outras entidades civis e militares.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts