FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Jan 2020

Museu Virtual da Memória Marítima está a ser instalado em Viana no Centro de Mar

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).

A obra, que iniciou esta semana, vai permitir a criação do museu, que irá dispor de um Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar de forma interativa e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens. Terá ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no nosso mar.

A obra em curso está prevista para terminar a 25 de janeiro, sábado, dia em que se prevê a reabertura daquele equipamento. Esta obra acrescentará ao Centro de Mar um espaço para promoção do serviço educativo no Centro de Mar. A inauguração do novo Museu Virtual da Memória Marítima está prevista para o próximo mês de março.

Recorde-se que o Centro de Mar, a funcionar no navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de novembro 2014 (Dia Nacional do Mar). A abertura decorreu depois de ter sido reabilitado e reconvertido um espaço do navio Gil Eannes para ali abrir a “porta de entrada” do Centro de Mar de Viana do Castelo, tendo implicado um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que já aí funcionavam.

O espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas. Disporá agora de um novo espaço dedicado ao serviço educativo que dedica, anualmente, milhares de horas no apoio e desenvolvimento de projetos educativos em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo.

O “Centro de Mar” integra-se como projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”. Em 2015, o Centro de Mar foi galardoado com Bandeira Azul, reconhecendo a sua importância para o conhecimento do mar, tornando-se assim num Centro Azul.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts