FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Jan 2020

Investimento de 1,656 milhões de euros garante ampliação da rede de águas em Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi aprovado, em reunião ordinária de executivo, um investimento superior a 1,656 milhões de euros para ampliação da rede de distribuição de águas nas freguesias de Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira. A empreitada acontece no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, nova entidade gestora das águas na região.

Em declarações aos jornalista no final da reunião, o Presidente da autarquia afirmou que “esta empreitada é de muita importância, visto que pela primeira vez será feita distribuição de água na Freguesia de Portela Susã que é uma Freguesia que não tinha abastecimento de água público e que vai passar a ter”, congratulou-se o autarca.

O investimento acontece no âmbito de uma candidatura aprovada ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O documento referente ao Lote 1 da empreitada, que abrange a ampliação da rede em Deocriste e Deão, implica um investimento superior a 786 mil euros. Já o Lote 2 da obra, que implica Portela Susã, corresponde a uma empreitada avaliada em mais de 233 mil euros. Para o Lote 3, que abrange a freguesia de Nogueira, o investimento previsto é superior a 637 mil euros.

A Águas do Alto Minho tem no concelho um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 6 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.

Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para 2020 do Município de Viana do Castelo apresentam como grandes objetivos do investimento o Ambiente (Redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a Reabilitação Urbana (PEDU de Viana do Castelo), a Coesão Territorial (Desenvolvimento das Freguesias) e Educação (Requalificação de Equipamentos Escolares – Monte da Ola, Programas Educativos de Combate ao Insucesso Escolar, Desportos e Cultura para Todos).

O Plano de Investimento da Câmara Municipal, Serviços Municipalizados e Sociedade Polis Litoral Norte apresenta já um considerável número de candidaturas aprovadas, com taxa de comparticipações de 85%, nomeadamente nas candidaturas do PEDU-Reabilitação Urbana, nas candidaturas do POSEUR, redes de águas e águas residuais, PDCT Alto Minho 2020, eficiência energética, cultura, equipamentos sociais e equipamentos educativos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts