FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Jan 2020

Exposição recorda 12 arquitetos notáveis que ajudaram a construir a cidade de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia em que se assinalaram os 172 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, a Câmara Municipal inaugurou no piso 0 dos Antigos Paços do Concelho uma exposição que presta homenagem a 12 arquitetos notáveis que ajudaram a construir a cidade.

De acordo com o autarca, a exposição “Arquitetura em Viana do Castelo” recorda profissionais que notabilizaram a cidade e o concelho através das suas obras. José Maria Costa referiu que os 12 arquitetos destacados “desenharam a construíram equipamentos de referência na cidade”.

Para o edil, o catálogo e o roteiro arquitetónico lançados a par da exposição servem de referência cultural e turística. “Servem para conhecermos melhor a nossa cidade, o nosso património e as pessoas que, sendo naturais de Viana do Castelo ou de outras cidades do país, deixaram a sua marca na nossa história”, indicou.

O lançamento da exposição surgiu “da constatação de que, na paisagem urbana, a arquitetura é uma forma de arte que torna único o nosso centro histórico”. Foram, assim, escolhidos para serem apresentados nesta exposição doze arquitetos (já falecidos) de Viana do Castelo ou com ligação a Viana do Castelo e à sua história arquitetónica, numa homenagem ao trabalho e à obra que nos deixaram.

“Esperamos que, neste autêntico roteiro pela arquitetura de Viana do Castelo, se descubra a vontade de ver, conhecer ou redescobrir algumas das joias da nossa cidade, muitas delas ainda sem reconhecimento, mas que são fruto de uma época, de uma história e de um traço que estes e outros arquitetos deixaram para a posteridade”, realçou o autarca.
Viana do Castelo, 21 de janeiro de 2020

Últimas Noticias

Últimos Podcasts