FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Jan 2020

Espetáculo comunitário de Teatro a bordo do Navio Gil Eannes

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Teatro do Noroeste – CDV estreia esta sexta, 31 de janeiro, o espetáculo comunitário Gil Santareno Eannes, com encenação de Ricardo Simões e Ana Perfeito, às 21h30, no Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo.

Integralmente representado a bordo do emblemático Navio Hospital Gil Eannes, hoje na doca de Viana do Castelo, Gil Santareno Eannes tem por base a ligação de Bernardo Santareno ao navio hospital, no qual foi médico em 1959.

“Um museu carrega memórias. Um museu que outrora funcionou como Navio-Hospital tem uma carga ainda maior!… É uma memória viva da assistência à pesca do bacalhau. Bernardo Santareno, o maior dramaturgo português do século XX, que este ano comemoraria 100 anos, era também o médico Martinho do Rosário, que deu assistência, cuidados e força a centenas de pescadores no Navio-Hospital Gil Eannes. Da junção de todos estes elementos, nasce Gil Santareno Eannes, com as três Oficinas Regulares de Teatro do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – CDV. Um abraço entre o Ontem, o Hoje e o Amanhã, no embalo das memórias, do trabalho, do presente e das possibilidades do futuro.”

Interpretado por mais de 40 pessoas da comunidade, as três Oficinas Regulares de Teatro (ATIVAsénior, ATIVAjúnior e Enquanto Navegávamos) juntam-se para prestar homenagem ao dramaturgo português, numa das várias iniciativas que o Teatro do Noroeste – CDV dedica ao médico-escritor no âmbito das Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno.

Os espetáculos realizam-se este fim de semana, a 31 de janeiro e 1 de fevereiro às 21h30 e 2 de fevereiro às 19h00, com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete. Estes serão disponibilizados nos dias do espetáculo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts