FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Jan 2020

Época da Lampreia aberta em Valença

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A época da lampreia na restauração valenciana já abriu e prolonga-se até finais de abril, tendo como ponto alto o Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, no fim de semana de 13 a 15 de março.

A tradição de Valença apresenta a lampreia à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa. Às formas de confeção de lampreia tradicionais, os chefes da restauração valenciana vão acrescentando novas formas de apresentação e confeção.

A lampreia é um petisco de Valença há séculos, tendo tradição e fama. Os segredos da preparação, confeção e apresentação têm passado de geração para geração, pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria.

No fim de semana de 13 a 15 de março, a comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, promove o Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, o maior de Portugal dedicado a este ciclóstomo e um dos maiores do mundo.

As primeiras lampreias da época já estão a sair nas redadas dos pescadores das comunidades de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo e segundo os mesmos, é de excelente qualidade.

A lampreia é um prato de época, consumido entre janeiro e abril.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts