FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

28 Jan 2020

Circuito Regional arranca com surf de qualidade em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Carolina Santos, Ana Lima, Kekoa Hummel e Ricardo Teixeira foram os grandes vencedores da etapa inaugural do Circuito Regional de Surf do Norte (CRSN), que decorreu, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. Com um total de 82 inscritos, esta 1ª etapa registou surf de grande qualidade, boas condições para a prática da modalidade.

Carolina Santos, atleta do Surf Clube de Viana (SCV) a competir em Sub-18 Feminino, esteve em grande destaque ao longo da prova. Após ter-se estreado na final com uma onda de 9 pontos, venceu com um total de 14.17, seguida de longe por Ana Lima, da Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Cachinas e Poça da Barca (ADCRCPB), com 6.60. Raquel Otero, também do SCV, foi 3ª classificada e Mafalda Canto Moniz, da Associação Onda do Norte (AON), foi 4ª.

“A etapa teve uma boa organização. Tentei posicionar-me o melhor possível e apanhar as melhores ondas, o resto do trabalho já tinha sido feito antes”, avança Carolina Santos.

Ana Lima, além de ter sido 2ª em Sub-18, conseguiu subir ao 1º lugar do pódio em Sub-16 Feminino com um total de 8.23, deixando a 2ª classificada, Maria Silva da Associação Mar de Espinho (A.M.E.), a uma distância de 4.47. Mafalda Canto Moniz nesta categoria ficou em 3º lugar seguida de Leonor Gomes da ADCRCPB.

“Hoje as condições estiveram difíceis. O nível esteve muito parecido. Todas competimos bem”, explica Ana Lima.

Na final de Sub-14, a luta foi muito intensa entre o vencedor Kekoa Hummel, da AON, e o seu colega de equipa Manel Machado, separados por apenas 1.04. Ricardo Teixeira, do Clube Recreativo da Praia da Maçãs (CRPM) foi 3º classificado, seguido pelo atleta da A.M.E Diogo Tavares.

“Foi muito difícil, mas tive sorte com as ondas”, refere o atleta da AON.

Ricardo Teixeira, em Sub-12, subiu ao lugar mais alto do pódio, com um total de 9.30. Tendo deixado Lucas França, da AON, a uma distância de 3.8. Tiago Leopoldo, do Península de Peniche Surf Clube (PPSC), foi 3º e Afonso Carvalho, atleta do clube anfitrião, foi 4º.

“Tivemos altas ondas neste arranque, mas foi uma vitória esforçada”, diz Ricardo Teixeira.

Para Diogo Marques, diretor técnico desta 1ª etapa do CRSN, “o surf de qualidade e o forte nível competitivo demonstrados em Viana do Castelo fazem antever um excelente Circuito.”

O SCV, que fez o seu 31º aniversário ontem, teve um bom início de época com três atletas a disputar duas finais.

“Esta é uma das provas que nos dá mais prazer organizar, pois marca o início do ano competitivo”, refere João Zamith, presidente do SCV.

Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e vereador do Desporto, afirmou, na entrega de prémios, que o “desporto e, em específico, as modalidades náuticas são a grande aposta do Município”, lembrando o slogan: “quem gosta experimenta, quem ama pratica”.

Esta 1ª etapa do CRSN, que foi organizada pelo SCV, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, teve o apoio da CMVC, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Fundação do Desporto, da Viana Segura, da Quiksilver e da Roxy.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts