FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Dez 2019

Vila Nova de Cerveira dota habitação social de tecnologia LED

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira entregou, esta segunda-feira, um total de 871 lâmpadas LED a cerca de 50 agregados familiares residentes nos três bairros sociais do concelho. O Projeto LED Social resulta de uma candidatura aprovada e financiada pelo PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, pela ERSE, tendo como promotor a AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho.

Realizado o levantamento das necessidades de cada uma das 50 habitações do Bairro Social da Mata Velha, do Bairro da Calçada e do Bairro Alto das Veigas, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convidou os moradores para o ato de entrega dos conjuntos de substituição das lâmpadas de halogéneo, incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED, de maior eficiência e ambientalmente mais amigáveis.

Acompanhado pelo representante da AREA – Alto Minho, Eng.º Pedro Costa, e pela Presidente da Junta de Freguesia de Loivo, Ana Montenegro, o edil Fernando Nogueira realçou a dupla importância desta iniciativa que, por um lado “permite a poupança no consumo de energia com reflexos na fatura”, e por outro lado, “o contributo para o ambiente, por serem produtos isentos de mercúrio, podendo ser reciclados, e que ajudam a controlar as emissões de gases com efeito de estufa”. “Hoje em dia, temos a obrigação moral de deixar um bom futuro para as próximas gerações, daí que esta consciencialização ambiental deve ser seguida com muito entusiasmo”, acrescentou.
De sublinhar que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem vindo a promover a eficiência energética no concelho, estratégia que contribuiu para, em 2018, lhe ser atribuído o 1º lugar na categoria ‘Eficiência Energética e Renováveis no setor público’, ex-aequo com o Município de Ponte da Barca, no âmbito do Prémio “Excelência Energético-Ambiental no Alto Minho” dinamizado pela AREA – Alto Minho.
Ao investimento municipal de substituição das luminárias incandescentes existentes no Terreiro por tecnologia LED, junta-se ainda o vasto processo de instalação de lâmpadas LED na iluminação pública em 12 das 15 freguesias do concelho, com recurso a fundos comunitários, num investimento municipal superior a 500 mil euros que já se traduz numa poupança anual na ordem dos 80 mil euros. Neste momento, e de forma a concluir esta aposta, fica a faltar a intervenção na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira/Lovelhe, e em Reboreda.

Não obstante, também se constituiu como prioridade da autarquia cerveirense dotar os edifícios públicos municipais de tecnologia LED, com o Aquamuseu do rio Minho e no Arquivo Municipal serem os primeiros já intervencionados, com uma redução na fatura da energia estimada em 56%. Conforme previsto seguir-se-á a intervenção no edifício da Câmara Municipal.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts