FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

03 Dez 2019

Amigos organizam jantar para homenagear “Zeca Lomba”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Um grupo de amigos vai juntar-se, este fim de semana, num jantar de homenagem a José Correia da Lomba, carinhosamente conhecido por “Zeca Lomba”, um homem que tem dedicado a sua vida ao desporto vianense, nomeadamente ao futebol. A iniciativa vai decorrer, esta sexta-feira às 19h30, na Quinta do Carvalho em Santa Marta de Portuzelo.

Atualmente com 82 anos de idade, José Correia da Lomba nasceu a 12 de outubro de 1937 na freguesia de Santa Maria Maior em Viana do Castelo. Começou muito cedo a trabalhar, na antiga fábrica das boinas na capital do Alto Minho, ao mesmo tempo começava a sua carreira como jogador de futebol, em 1954 no Sport Clube Vianense.

Em 1961, Zeca vai para Moçambique trabalhar na Companhia Têxtil Punguè, mas manteve a sua actividade futebolística bem viva, acabando por ser um dos criadores do Grupo Desportivo da Companhia Têxtil do Punguè, na cidade da Beira. Em 1962 jogou na equipa do Ferroviário da Beira.

Quando regressou a Portugal, começou a trabalhar na Direcção Geral de Desportos em 1978, como Técnico de Futebol e voltou ao Sport Clube Vianense, onde coordenou e treinou os escalões jovens e a equipa sénior. Registe-se ainda a passagem por alguns clubes locais, numeadamente, a Associação Desportiva Darquense, o Futebol Clube Vila Franca entre outros.

Zeca Lomba também trabalhou, cerca de 8 anos, no Gabinete Técnico da AFVC, enquanto treinador e mais recentemente treinou os jovens do Grupo Desportivo da Meadela, onde esteve 4 anos.

Apesar de algumas mazelas físicas, muitas delas provocadas pelo futebol, José Correia da Lomba sempre foi um apaixonado do desporto Rei.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts